Enviado por admin em qui, 02/19/2015 - 17:54
Português, Brasil

Participação popular do começo ao fim. Essa é a marca registrada do Projeto de Macrozoneamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (MZ-RMBH), que passou por mais uma etapa neste final de 2014. O II Seminário Metropolitano ocorreu no dia 16 de dezembro no auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Entre representantes metropolitanos, parlamentares e membros da sociedade civil, 163 pessoas estiveram presentes na apresentação das ZIMs (Zonas de Interesse Metropolitano) da RMBH e dos parâmetros urbanísticos que começa a ser desenvolvidos para cada uma das ZIMs.

Durante o seminário, foi possível entender melhor os bastidores da elaboração e implementação do Projeto. Como o processo de mobilização social e a importância do engajamento das pessoas no debate. Além disso, o coordenador do projeto, professor Roberto Monte-Mor, apresentou as linhas gerais do planejamento e da estruturação dos trabalhos. O deputado estadual Paulo Lamac atualizou os presentes sobre o andamento do PL 3078, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o qual pretende estabelecer o diálogo com os planos diretores dos municípios da RMBH e contribuir para o desenvolvimento metropolitano.

A ideia dos Lugares de Urbanidade Metropolitana (LUMEs) foi uma das propostas do Projeto apresentadas no seminário. Resumidamente, é a construção de uma rede colaborativa entre os municípios metropolitanos em torno de objetivos comuns. A socióloga Clarice Libânio apresentou o primeiro LUME. Em fase de desenvolvimento, envolve os municípios de Ribeirão das Neves, Vespasiano, Contagem, Sabará, Brumadinho, Nova Lima e Martinho Campos. Como projeto piloto pretende-se elaborar uma base de dados colaborativa das manifestações culturais na RMBH.

O seminário também foi uma oportunidade de se explicar e debater, uma a uma, todas as ZIMs, definidas no decorrer das várias etapas do projeto, iniciado em dezembro de 2013, com as visitas a todos os municípios metropolitanos, e que agora está próximo de ser concluído. 

Foram detalhadas as ZIMs ambientais (Zim Serra Azul, Zim Rio Manso, Zim Vargem das Flores, Zim Jaboticatubas, Zim Taquaraçú), a trama verde e azul (Rodoanel) e as ZIMs Centralidades e Eixos (ZIM Vetor Norte, ZIM MG 424, ZIM São Benedito/Venda Nova, ZIM Nordeste, ZIM Seis Pistas, ZIM Vetor Sul, ZIM Eldorado, ZIM Noroeste e ZIM BR 262). Sempre com a participação de todos os presentes que desejaram contribuir no debate dos limites e parâmetros das ZIMs.

Dos trinta e quatro municípios que compõem a nossa região metropolitana, vinte enviaram representantes: Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Confins, Contagem, Florestal, Itaguara, Jaboticatubas, Juatuba, Mário Campos, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçú de Minas e Vespasiano. 

No ano de 2015 os trabalhos continuam. A meta é que se faça um debate com as equipes das prefeituras e técnicos envolvidos nas revisões dos Planos Diretores Municipais nos dias nos dias 27 e 28 de janeiro, na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, para o debate final das ZIMs, definição dos parâmetros distribuição espacial desses no interior das Zonas de Interesse Metropolitano. A partir daí a equipe técnica irá desenvolver o detalhamento dos parâmetros e o III Seminário Metropolitano convocado para que o projeto possa ser apresentado para a sociedade.